Merlot – Algumas Notas

A uva Merlot é hoje a tinta mais plantada em Bordeaux, sua região de origem. Se no Médoc é a principal coadjuvante da Cabernet Sauvignon na composição dos principais vinhos, ela figura de longe como protagonista em Saint-Emilion (75% dos vinhedos) e, principalmente, em Pomerol (também três quartos da superfície plantada), onde é responsável por cerca de 95% do ilustre Château Pétrus, em corte com a Cabernet Franc. Descende, segundo estudos recentes, de cruzamento desta última cepa e outra variedade ainda desconhecida. Origina vinhos muito macios, aveludados, com acidez moderada, bela expressão aromática e boa complexidade. Apesar de terem grande intensidade de taninos, os vinhos feitos com a Merlot normalmente ficam prontos mais cedo e podem ser bebidos com pouco tempo de garrafa (esta é também a característica de muitos vinhos de Pomerol, se bem que os melhores possam enriquecer muito com um longo amadurecimento). No Rio Grande do Sul, com 30,6% do total (segundo dados da Uvibra relativos ao ano de 2002), também é a tinta mais cultivada, e nas palavras de Saul Galvão, em seu Guia de Tintos e Brancos, tem rendido “vinhos realmente muito bons”. Sobre o filme Sideways (vejam o post da Myla), alguns comentários. Trata-se, por certo, de um longa-metragem muito divertido. Mas essa história de o protagonista só conseguir afirmar a sua condição “intelectual” opondo-se infantilmente ao “gosto popular”, elegendo a Pinot Noir como objeto de sua devoção e a Merlot como objeto de sua ojeriza, é algo que não se sustenta nem no próprio roteiro. Como se viu, o “vinho da vida” do sujeito é o premier grand cru classé Château Cheval Blanc, de Saint-Emilion – aquele, da lanchonete! Pois bem. Este famoso vinho é um corte de duas uvas: Cabernet Franc (outra desdenhada por Miles no filme) e... Merlot. Curioso, não?


3 comentários:

Rodrigo Guedes disse...

Será possível que deixaram passar esse detalhe no filme? Se não, em matéria de bobeira o Jack perde pro Miles. Estava atento, Edim!

Myla disse...

éh, detalhe que só o Édim percebeu. só ele e, acredito, pouquíssimos outros...
Edinho está se tornando o verdadeiro homem da Renascença, no que se concerne aos vinhos. bem, acho q não é só em relação aos vinhos, né?! :0)

Anônimo disse...

Oi Edinho!

Aqui é a Mari!
Finalmente vim conhecer o blog da Confraria do Guedes.
Está muito legal mesmo!
Não entendi muito do que você falou sobre os vinhos, mas como você sabe o meu nível de conheceimento sobre esse assunto é zero...
Mas mesmo assim achei muito legal!
Quanto ao filme Sideways, ainda não vi... Mas acho que pouiquíssimas pessoas percebem esse erro no roteiro...
Bom, é isso, agora que já vim aqui uma vez, vou virar frequentadora assídua pra ver se começo a aprender mais sobre vinhos.

Bjus pra você, pra Flavinha e pra Gabi